Sistema de Moeda em Dungeons and Dragons (5E)

Talvez para alguns jogadores enriquecer e ter muitas moedas seja o principal objetivo, ou um dos, quando um novo personagem é criado. A versão 5.0 de Dungeons and Dragons (Quinta Edição) mudou algumas coisas e introduziu outras quando o assunto é moeda, desde a cunhagem até uma nova categoria monetária, e é isso que vamos mostrar pra vocês hoje. Vale lembrar que essa e outras informações estão de maneira completa no Guia dos Mestres, recomendamos fortemente que você tenha um em mãos nas suas sessões. CLIQUE AQUI e vá direto pro site que nós aqui do RPG & Board Games sempre compramos tudo para as nossas sessões de RPG. O maior site do mundo em venda de artigos para RPG.

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Os termos simples “peça de ouro” (po), “peça de prata” (pp), “peça de cobre (pc), “peça de electro” (pe) e “peça de platina” (pl) são usados pelas regras de jogo pela clareza. Você pode imbuir essas denominações com descrições mais interessantes no seu mundo de jogo. As pessoas dão as moedas nomes específicos. Tanto tão simples quanto “centavo” ou tão vívidos quanto “dobrão de águia dourada”. Um país geralmente possui sua própria moeda, que deverá corresponder aos termos de regras básicas. Na maioria dos mundos, poucas moedas chegam a ter uma distribuição muito difundida, mas praticamente todas as moedas são aceitas mundo a fora – exceto por aqueles que desejam arrumar uma briga com um forasteiro.

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EXEMPLO: OS REINOS ESQUECIDOS

O mundo dos Reinos Esquecidos fornece um exemplo extenso de moedas. Apesar de trocas, notas de sangue e cartas de comércio similares serem bastante comuns em Faerûn, moedas de metal e barras comerciais são a moeda diária.

Cunhagem Comum: As moedas existem em uma variedade espantosa de formatos, tamanhos, nomes e materiais. Graças aos ambiciosos mercadores da Sembia, as moedas de formatos estranhos dessa nação podem ser encontradas por toda Faerûn. Na Sembia, peças quadradas de ferro substituem as moedas de cobre. Peças triangulares de prata são corvos, peças em formato de diamante de electro são harmarks (normalmente chamadas “olhos azuis”) e peças de ouro de cinco lados são nobres. A Sembia não cunha moedas de platina. Toda cunhagem é aceita na Sembia, incluindo moedas de cobre e platina vindas de fora.

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Em Águas Profundas, o agitado centro cosmopolita de comércio, as de cobre são chamadas pontas, as de prata são estilhas, as peças de electro são luas, as peças de ouro são dragões e as moedas de platina são sois. As duas moedas locais da cidade são o toal e a lua da enseada. A toal é uma moeda de troca de latão quadrada com um furo central para permitir que ela seja facilmente amarrada em um anel ou corda, valendo 2 po dentro da cidade e nada fora de Águas Profundas. A lua da enseada é uma crescente plana de platina com um furo central e uma incrustação de electro, nomeada por seu uso tradicional nas docas para comprar grandes quantidades de carga de uma vez. A moeda vale 50 po dentro de Águas Profundas e 30 po em qualquer outro lugar.

A cidade nortenha de Lua Argêntea cunha uma moeda em forma de crescente de brilho azulado chamada lua de electro, valendo 1 po dentro da cidade e 1 pe em qualquer outro lugar. A cidade também criou uma moeda grande chamada lua eclipsada, que se parece com uma lua de electro combinada com uma borda de prata escura para formar uma moeda redonda valendo 5 pe dentro da cidade e 2 pe fora dela. A forma favorita de moeda corrente no reino de Cormyr é a cunhagem real da corte, carimbada com um dragão de um lado e um símbolo do tesouro do outro. Lá, as de cobre são chamadas de polegares, as de prata de falcões de prata, as peças de electro são olhos azuis, as peças de ouro são leões de ouro e as moedas de platina são tricoroas.

Até mesmo as cidades-estados cunham suas próprias peças de cobre, prata e ouro. As peças de electro e platina são mais raras nessas terras. Estados menores pegam moedas emprestadas de outras nações e saqueadas de fontes antigas. Viajantes de certas terras (especialmente dos reinos dominados por magos como Thay e Halruaa) usam as moedas de outros reinos quando negociam no exterior, pois suas moedas e fichas são temidas por poderem ser magicamente amaldiçoadas e por isso são evitadas pelos outros. Por outro lado, as moedas a muito perdidas de terras lendárias e centros de magia grandiosa são honradas, contanto que aqueles que as encontrem sejam sábios de vende-las a colecionadores ao invés de apenas gastarem-nas em mercados.

As moedas das antigas cortes élficas de Cormanthor são particularmente famosas: thalvers (cobre), bedoars (prata), thammarchs (electro), shilmaers (ouro) e ruendils (platina). Essas moedas são finas, numerosas e, certas vezes, usadas em negociações entre os elfos.

Barras Comerciais: Grandes quantidades de moedas podem ser difíceis de transportar e contar. Muitos mercadores preferem usar barras comerciais – lingotes de metais preciosas e ligas (geralmente de prata) costumam ser aceitos por praticamente todo mundo. As barras comerciais são carimbadas ou gravadas com o símbolo da companhia comercial ou governo que originalmente a construiu. Essas barras são estimadas pelo peso, como a seguir:

  • Uma barra de prata de 1 quilo vale 10 po e tem aproximadamente 13 centímetros de comprimento por 5 centímetros de largura e 1,25 centímetros de espessura.
  • Uma barra de prata de 2,5 quilos vale 25 po e tem aproximadamente 15 centímetros de comprimento por 5 centímetros de largura e 2,5 centímetros de espessura.
  • Uma barra de ouro de 2,5 quilos vale 250 po e tem aproximadamente p tamanho de uma barra de prata de 1 quilo.

A cidade de Portão de Baldur cunha uma grande quantidade de barras comerciais de prata e estabeleceram o padrão para essa forma de moeda. A cidade de Mirabar forja barras comerciais fusiformes de ferro negro com pontas quadradas pesando aproximadamente 1 quilo cada, valendo 10 po na cidade, valendo menos em centros comerciais próximos e normalmente como ferro em outros lugares (1 pp por quilo).

Moedas Exóticas: Moedas e barras não são as únicas formas monetárias rígidas.

Sinos de Gond, são pequenos sinos de lata valendo 10 po no mercado e 20 po em templos de Gond.

Anéis de Shaar, fatias polidas e perfuradas de marfim roscados em cordas pelos nômades de Shaar, são avaliados em 3 po cada.

CRIANDO A SUA MOEDA

Como demonstrado nos exemplos anteriores, a moeda não precisa obedecer a um padrão universal no seu mundo. Cada país e era pode ter suas próprias moedas com seus próprios valores. Seus aventureiros podem viajar por diversas terras diferentes e encontrar tesouros a muito perdidos. Encontrando seiscentos antigos bedoars do reinado de Coronal Eltargrim doze séculos antes oferece um sentimento mais profundo de imersão no seu mundo que encontrar 600 pp.

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