Conheça entidades, divindades e deuses do universo de Call of Cthulhu

Antes de tudo, um aviso aos cultistas fanáticos de Call of Cthulhu: sim, conhecemos Cthulhu Mythos Deities. Mas iremos trazer todo esse panteão aterrorizante aos poucos. Por isso acalme seu manto e deixe quem quer aprender pelo básico ser fisgado para sua seita maluca um pouco mais tarde. Tenha paciência. 

Para quem não entendeu a diss Lovecraftiana ali em cima, foi um jeito para avisar aos entendidos que iremos abordar aqui no RPG & Board Games os assuntos com calma e degustação. Quem quiser jogar um RPG de mesa do Call of Cthulhu terá que ter a mesma paciência de quem mergulha no universo de H. P. Lovecraft e quer aproveitar cada segundo de fôlego para aprofundar até saber que há mais que Cthulhu. Muito mais. 

Entidades, Divindades, Deuses?

Se você encontrou nas profundezas literárias o Cthulhu, provavelmente vai encontrar as entidades que são imensamente poderosas e totalmente indiferentes aos humanos que nunca vamos compreender (embora algumas sejam adoradas pelos cultistas humanos). Os “Elder Gods” são um exemplo de uma das categorias de criação posterior de outros escritores prolíficos que expandiram os conceitos de Lovecraft.  Na tradução para o português brasileiro, “Elder” para “Anciãos” ou “Velhos” e “Gods” para Deuses. 

Os Elder Gods são seres interdimensionais que detêm o segredo da destruição completa do universo, existindo além do que conhecemos como existência e em todo um meta-universo do além do nosso universo. Sim, é complicado mesmo, pois nenhum deles é tradicionalmente “Bom” ou “Mal”, mas existem dentro de seu próprio código moral. Este código moral pode ser considerado aterrorizante e péssimo para a gente. Só que para eles, é apenas uma terça-feira calorenta na fila do banco, com apenas um caixa atendendo. 

Cthulhu é “somente” o guardião do portão. Somente “mais um”. 

Existem mais de dezenas desses deuses antigos. Diferentes e cada um com um nome estranho, se comportando de maneira bem, mas bem incompreensível. A maioria é apenas uma alusão e alguns têm um lugar principal dentro dos mitos do mundo Lovecraftiano.

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Por onde começar?

Além do nosso famoso cara de tentáculos Cthulhu, há mais dois Elder Gods “básicos” que você precisa conhecer, principalmente se quiser jogar um RPG de mesa. 

O primeiro é o Yog-Sothoth, que apareceu pela primeira vez no livro O caso de Charles Dexter Awards que você pode comprar CLICANDO AQUI!   

E mais tarde em parte do Livro O Horror de Dunwich que você também pode comprar CLICANDO AQUI! 

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Yog-Sothoth é o principal vilão em The Dunwich Horror. Basicamente é uma das histórias Lovecraftianas por excelência sobre transmutação e turbulência interior. Sua aparência terráquea é realmente invisível. Contudo, em outras dimensões, ele se parece um pouco com uma tigela de espaguete ou um miojo feito por um universitário chapado. Ele é o avô de Cthulhu e, coincidentemente, o neto de Azathoth. Ele é um deus do saber que tudo vê, tudo sabe. Tudo mesmo!

Outra tigela de massa de tentáculos com aparência de espaguete, Azathoth é um dos deuses originais e considerado o “Centro do Caos”. É um dos primeiros deuses e o pai da própria escuridão. É por isso que Azathoth se torna tão mais importante: é frequentemente referido nas histórias como o centro do que está fora do universo (aquilo que nunca existiu, mas existe – é ambíguo assim mesmo).

Então você tem um avô (Azathoth), um pai (Yog-Sothoth) e um filho (Cthulhu) em uma grande linhagem de perdição, destruição e o destino do mundo. Eles são oniscientes, onipotentes e mantêm as portas para o maior mal já pensado.

Estes (na minha opinião) são as três grandes bestas da desgraça interdimensional magnífica que ajudam a sustentar o auge da obra de Lovecraft e dão ÓTIMOS materiais para criar histórias, jogos, games, tabuleiros, cartas e tudo que dá dinheiro! 

Cthulhu, como mencionado anteriormente, é o guardião do portão. O que as pessoas mais temem é seu despertar, não porque seja particularmente aterrorizante por si só (ele é, mas falaremos disso em outro texto), mas porque seu despertar significa que o bonde de outros mais de cinquenta deuses estranhos tá vindo e têm o potencial de literalmente quebrar tudo do que  chamamos de planeta Terra.

Fisicamente falando, é bastante fácil ver porque Cthulhu, ao contrário de outros como Yog-Sothoth, tornou-se o pôster do universo Lovecraftiano. Não apenas porque ele/ela/isso é fácil de desenhar, mas Cthulhu tem um dos nomes mais fáceis de pronunciar. Sim. Exatamente isso que você leu. Caso seja parte da leva que não sabe escrever ou pronunciar, saiba que muitos dos deuses não foram nem catalogados pelo próprio Lovecraft.

 

Aquilo que não está morto pode jazer eternamente e com eras estranhas, até a morte pode morrer.

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