Vampiro a Máscara – Guia do Iniciante: Mapa de Relacionamentos

Não se preocupe, não vou falar sobre constelação familiar, apesar de ter um pouquinho a ver. Precisamos conversar sobre o mapa de relacionamento do Vampiro a Máscara, também conhecido por Coterie.

Na última postagem sobre a SESSÃO ZERO, falei da importância da criação do personagem em conjunto com o grupo e o narrador criando uma conexão entre os pares. No livro recomenda que seja feita desta forma, facilitando o desenvolvimento da história e gerando uma experiência de jogo melhor.

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Uma das diversas mudanças que ocorreram em Vampiro a Máscara V5, foi na questão de como os vampiros vivem em conjunto com seus grupos. Outrora nos sistemas anteriores os dentuços eram incentivados a agirem de forma mais individualista, no V5 os vampiros mais novos são incentivados a se unir com outros para conseguir sobreviver nesse universo, desta forma, participar de um grupo, torna-se algo menos estranho ou descolado.

O Mapa de Relacionamento entra quando você está criando seu personagem, junto com seu grupo e o narrador e você combina como será o relacionamento entre vocês e os outros personagens que o narrador incluirá na campanha. Dito isso, acompanhe o “nascimento” do personagem do seu amigo, às vezes ele pode trazer detalhes que se encaixam também na sua criação. Por exemplo, Guilherme criou um malkaviano que foi abraçado (transformado) pelo Sr. Fidalgo Silva, que por um acaso é o responsável pela morte da família do personagem do Renato. Tudo isso tem que ser feito de forma natural e complementar ao background do outro.

O jogador literalmente vai desenhar um mapa de relacionamento, onde fará marcações com linhas onde irá definir seu tipo de relacionamento com a outra pessoa. Igual a imagem abaixo.

Essas marcações vão descrever a forma como você vai interagir com fulano ou beltrano dentro da coterie e isso vai tornar mais interessante e contribuir trazendo ferramentas que o narrador usara durante a campanha. Os NPCs deixam de ser genéricos e agora tem algum tipo de ligação com o jogador, porque o mapa deve incluir também os personagens criados pelo narrador.

Não é porque o sistema incentiva a união do grupo, que necessariamente seu personagem precisa se dar bem o outro personagem, mas sabem que buscam algo que pode ser em benefício para ambos. Sintam-se livres para jogar da forma que for mais divertida e natural.

Enfim, o mapa de relacionamento é uma ferramenta que poderá trazer todo um diferencial na forma que você vai interagir com seus amigos e com os NPCs.

O ódio é o prazer mais duradouro. Os homens amam com pressa, mas odeiam com calma. Lord Byron

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