Vampiro a Máscara – Guia da Ficha de Personagem – Parte I

Bom, como já falei anteriormente a montagem da ficha ou melhor a criação do seu personagem talvez seja uma das melhores partes quando você está jogando RPG. Lembrando que essa fase é importante você fazer juntamente  com seu narrador e os outros jogadores, até mesmo porque a ficha criada e pensada para aquela história pode ser mais fácil em sua construção e ajuda a fluir melhor a narrativa.

Para ficar bem explicado, vou dividir este guia em 5 ou 6 partes, de forma que possamos detalhar e assim facilitar sua vida de jogador.

Vamos começar pelo NOME, no caso é o nome do seu personagem ou como ele é conhecido agora. Curioso pensar que muitas vezes este é o item mais difícil de preencher em uma ficha, inclusive, se tiver muito difícil, recomendo deixar por último. As vezes trocando ideias com os outros jogadores e o narrador, ou até mesmo baseado em uma característica que você colocou na ficha, surja seu nome. Aqui você já coloca seu nome nomapa de relacionamentos.

O CONCEITO é basicamente uma pequena frase de duas palavras que defini de forma simples quem é seu personagem. Ele é importante porque ajuda na interpretação dos jogadores e como eles pretendem guiar seu personagem neste mundo sombrio. Ele permite uma formulação da personalidade do personagem e oferece uma âncora para os vampiros que desejam preservar sua Humanidade ou como ele pretende perde-la.

A forma como você caça sua presa é definida no campo PREDADOR, e isso adiciona uma quantidade de características à seu personagem, tanto como disciplinas, vantagens, defeitos e outras específicas para moldar ou tornar mais fácil o seu método de caça. Existe uma lista prévia no livro que explica melhor como cada uma funciona.

A CRÔNICA por sua vez é o nome da história que o narrador vai contar, meio que o título do livro que será escrito por vocês.

AMBIÇÃO e DESEJO, são parecidos mas não iguais, pense que sua ambição seja um objetivo a longo prazo, enquanto que desejo é algum objetivo a curto prazo. Ambição não pode ser algo muito vago como por exemplo acabar com o racismo no mundo e tem que ser algo que faça parte da crônica que está jogando ou alguma coisa que possa ser mensurável como por exemplo chegar a 10 em humanidade. Outros exemplos de ambições podem ser matar o príncipe Xis e tomar seu lugar, ser dono da maior boate para vampiros da cidade. Entenda a ambição como algo motivador dentro do contexto do seu personagem. Já DESEJO, é mais como uma necessidade momentânea e não pode ser algo muito simples, como “quero beber água”, mas pode ser “quero beber a água que está no copo do principe”.

Tanto a AMBIÇÃO, quanto o DESEJO, quando realizados, você tem que pensar em novas ambições e desejo. Inclusive o desejo eu recomendo que escreva em um papel à parte, porque ele muda constantemente.

Quando você é transformado em vampiro você adquire um SENHOR e herda um CLÃ. O senhor é a pessoa que te transformou em vampiro, normalmente ele é uma geração inferior a sua, por exemplo ele é de 10º geração e você se torna de 11º. Você pode ou não ter contato com seu senhor, mas fato que ele entra também no seu mapa de relacionamentos.

Já o CLÃ descreve a essência da linhagem do seu personagem; como ele bebeu do vitae do seu senhor, ele herda o mesmo clã dele. No livro focam em 7 clãs principais pertencentes a Camarilla e aos Anarquistas, existem outros nos arredores do Jyhad, mas esses são os mais comuns. Caso não queira pertencer a nenhum clã, você será conhecido como um Caitiff. Cada clã se identifica de uma forma, tem seus rituais e leis internas, além de poderes específicos, para mais detalhes recomendo consultar o livro ou no futuro falaremos aqui sobre os clãs.

E por último vou falar sobre a GERAÇÃO, que é basicamente a idade imortal que seu vampiro tem, ou melhor, quantos anos tem o vampiro que você está interpretando? Lembrando que seu senhor sempre será de uma geração menor que a sua, como falei ali em cima em SENHOR. Quanto menor a geração, mais antigo é o vampiro e consecutivamente mais forte ele é. De forma a manter um equilíbrio de poder, é importante que todos os jogadores sejam da mesma geração, mas o narrador pode se sentir livre para trabalhar essa questão da forma que for melhor pra historia.

Tenha sempre o Livro do Vampiro: A Máscara para criar seu personagem, lá ele descreve em detalhes outras informações que não estão neste guia. Segue o link de onde a nossa equipe compra todos seus volumes. CLIQUE AQUI e compre  a sua versão na maior loja de livros e board games do mundo. Entrega rápida, segura e em casa.

A vida é um escárnio sem sentido. Comédia infame que ensanguenta o lodo. Álvares de Azevedo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.