Magic: Qual o formato para você?

Então você decidiu jogar Magic: The Gathering. E aí a primeira coisa que seus amigos perguntam é: Qual formato? “Padrão, Pauper, Commander, Pioneer?”. E é aí que você percebe que antes mesmo de comprar suas cartas ou seu deck, precisa escolher a forma que quer jogar.

VEJA TAMBÉM – Conheça as novas mecânicas de Phyrexia: Tudo Será Um

Mas calma! É justamente para isso que estamos aqui. Esse texto vai explicar para você todos os formatos atuais de Magic, e quais as principais diferenças entre eles. E se você quer uma boa forma de começar com a coleção atual, Phyrexia: Tudo Será Um, pode encontrar AQUI um pacote com 8 boosters e mais extras, incluindo uma carta foil!

Padrão

Padrão, também chamado de T2 é o formato tradicional de Magic. Você monta um deck de pelo menos 60 cartas com no máximo 4 cópias de cada carta e enfrenta seus adversários em melhor de 1 ou 3. 

O diferencial aqui, é que apenas as coleções, ou sets, mais atuais são aceitos no formato Padrão. Uma vez por ano, as quatro coleções mais antigas saem de rotaçã. Isso é feito como uma forma de manter o jogo equilibrado, e acessível a novos jogadores.

Vale lembrar que algumas coleções trazem novas versões de cartas antigas, os reprints. Isso faz com que esses cards voltem a ser legais no T2, independente de se a versão usada é atual, ou uma impressão antiga.

Pioneer

O Pioneiro faz parte de uma série de formatos que funciona como o Padrão, porém aceitando cartas mais antigas. Neste, as coleções lançadas até Retorno a Ravnica, de 2012, são legais.

Modern

Segue o mesmo princípio do Pioneiro. Porém as coleções aceitas se estendem até 2003, com o set Mirrodin. Vale lembrar que apesar desses formatos aceitarem mais coleções, algumas cartas ainda são banidas mesmo dentro dos sets aceitos. Então é bom conferir as listas de banimentos de cada formato.

Legacy

Aqui vale (quase) tudo! Todas as coleções, desde o lançamento de Magic: The Gathering lá em 1993 são aceitas no Legacy. Novamente, com a exceção de cartas da banlist específica do formato.

Bolo de cartas de Magic the Gathering

E sim, a ideia de poder jogar com qualquer carta já lançada parece muito interessante, porém fica o aviso de que balanceamento não era uma preocupação muito grande no início. Cartas antigas podem ser incrivelmente desequilibradas, e isso sem falar que são mais raras, e portanto podem chegar a preços bem altos.

Vintage

Sabe as cartas banidas do Legacy? Aqui boa parte delas é apenas “restrita”. Isso quer dizer que você só pode ter uma delas por deck, ao invés de 4. Porém ainda existem 3 cartas que são de fato banidas, além de um grupo de cards que servem apenas para eventos, ou que foram considerados ofensivos.

Pauper

As cartas de Magic possuem 4 raridades: Comum, Incomum, Raro e Mítico Raro. E, salvo exceções, cartas mais raras tendem a ter um preço mais elevado, justamente por serem mais difíceis de encontrar. O Pauper foi criado para ser um formato mais barato, e por isso, utiliza somente cartas comuns, as com símbolo preto, como na imagem abaixo. Um deck competitivo deste formato pode custar em média R$ 300,00.

Em destaque o símbolo preto que indica que a carta é de raridade comum, única raridade permitida no formato Pauper
Em destaque o símbolo preto que indica que a carta é de raridade comum

Commander

Pessoalmente, meu formato preferido, o Commander usa um baralho de 100 cards, com limitações específicas. Você precisa escolher uma criatura lendária ou planeswalker para ser seu comandante, e ele definirá a identidade de cores do seu deck. Isso significa que você só pode utilizar cores que também existam na carta do comandante, seja o custo para baixá-lo, ou no texto das habilidades.

Carta do Secret Lair de MTG do Ryu de Street Fighter

Um baralho que utilize o Ryu como comandante, por exemplo, pode usar cartas das cores branco e vermelho. Além disso, você só pode usar uma cópia de cada carta no deck, com exceção dos terrenos básicos. E enquanto nos outros formatos cada jogador tem 20 pontos de vida, aqui você tem 40. Porém, se sofrer 21 pontos de dano de um mesmo comandante, está fora da partida.

Apesar de possuir sua lista própria de cartas banidas, o Commander é um formato que também não tem rotação de coleções, aceitando cards de qualquer edição. É mais comum ver partidas com 3 a 5 jogadores, mas o Commander 1×1 também é um formato válido, com decks mais agressivos e outra lista de cartas banidas.

Esses são os formatos chamados “Construído”, onde você cria seu deck livremente. Em um próximo post falaremos mais sobre o “Limitado”, que testa suas habilidades de construção de deck sob pressão.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.