Atualizações na classe Clérigo de Dungeons & Dragons 5ª Edição (2024)

Estamos nos aproximando do final das prévias das atualizações para as classes de Dungeons & Dragons 5ª Edição, versão 2024. Hoje, destacamos as mudanças em uma das classes mais icônicas do jogo: o Clérigo.

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De acordo com Jeremy Crawford, designer de regras de D&D 5ª Edição, as alterações visam tornar a experiência de jogar com um Clérigo mais agradável. Uma das principais mudanças, que afeta não apenas o Clérigo, mas também outras classes, está relacionada às magias.

Como uma classe voltada para o suporte, o Clérigo desempenha um papel crucial ao curar aliados durante combates. Contudo, na edição de 2014, as magias de cura não eram tão atraentes em comparação com as de ataque. Por exemplo, gastar um Espaço de Magia de 1º círculo para causar 3d10 de dano Necrótico em um inimigo era, muitas vezes, mais eficaz do que usar uma magia de cura que restaurava apenas 1d8 + modificador de Sabedoria em pontos de vida.

Agora, as magias de cura, especialmente as de círculos mais baixos, serão mais potentes. A magia Curar Ferimentos (Cure Wounds), por exemplo, passará a restaurar 2d8 + modificador de conjuração, tornando a cura em combate uma opção mais viável.

Clérigo na Edição 2024 de D&D

Ordem Divina (Divine Order) – Nova Habilidade

Na nova edição, o Clérigo pode escolher entre duas vias no 1º nível: Protetor ou Taumaturgo. O Protetor ganha proficiência em Armaduras Pesadas e Armas Marciais, enquanto o Taumaturgo adquire um truque adicional e pode adicionar seu modificador de Sabedoria aos testes de Arcanismo e Religião. Anteriormente, apenas algumas subclasses tinham acesso a Armaduras Pesadas.

Conjuração (Spellcasting)

Assim como outras classes conjuradoras, os Clérigos agora podem substituir um de seus Truques ao subir de nível.

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Canalizar Divindade (Channel Divinity)

Além da opção tradicional de Expulsar Mortos-Vivos (Turn Undead), os Clérigos agora contam com uma nova habilidade chamada Centelha Divina (Divine Spark), que pode curar aliados ou causar dano aos inimigos. Essa habilidade é projetada para ser útil em diversas situações, ao contrário de Expulsar Mortos-Vivos, que pode ser menos relevante em campanhas sem criaturas mortas-vivas.

Cauterizar Mortos-Vivos (Sear Undead) – Nova Habilidade

Disponível no 5º nível, essa habilidade aprimora Expulsar Mortos-Vivos, permitindo ao Clérigo causar dano Radiante às criaturas afetadas. Esse recurso substitui a antiga habilidade Destruir Mortos-Vivos (Destroy Undead), que muitas vezes era considerada pouco eficaz.

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Golpes Abençoados (Blessed Strikes) – Nova Habilidade

No 7º nível, o Clérigo pode escolher entre dois caminhos: Golpe Divino (para aumentar o dano físico) ou Conjuração Poderosa (para adicionar seu modificador de Sabedoria ao dano de Truques). Essa mudança oferece mais flexibilidade ao jogador.

Intervenção Divina (Divine Intervention)

A habilidade Intervenção Divina foi reformulada para eliminar a necessidade de aprovação do Mestre e de rolar um dado percentual. Agora, os Clérigos podem conjurar qualquer magia de Clérigo de 5º círculo ou inferior sem consumir componentes materiais, uma mudança significativa que aumenta a utilidade da habilidade.

As Subclasses de Clérigo

Assim como outras classes, o Clérigo agora tem apenas quatro subclasses disponíveis: Domínio da Vida, Domínio da Luz, Domínio da Trapaça e Domínio da Guerra. Essas subclasses foram ajustadas para se alinhar com as novas mecânicas e temáticas da edição 2024, com algumas mudanças notáveis em suas habilidades principais e listas de magias.

Por exemplo, o Domínio da Luz agora enfatiza magias relacionadas à visão, enquanto o Domínio da Trapaça permite que o Clérigo troque de lugar com uma cópia criada por ele, uma habilidade nova e estratégica. No Domínio da Guerra, habilidades como Ataque Direcionado foram ajustadas para serem usadas em benefício de aliados, e não apenas do próprio Clérigo.

Essas mudanças visam dar mais opções táticas aos jogadores, tornando cada escolha de classe e subclasse mais impactante e adaptada ao estilo de jogo individual.

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