Classe feiticeiro (2024) – Dungeon & Dragons 5ª Edição (O que mudou)

No universo de Dungeons & Dragons 5ª Edição, o Feiticeiro é uma das classes da “tríade arcana”, junto com o Mago e o Bruxo. Cada uma dessas classes tem suas características únicas e opções de customização que afetam a jogabilidade de maneiras distintas.

LEIA TAMBÉM – Modificação da classe Monge em D&D 5ª Edição está disponível

  1. Feitiçaria Inata (Innate Sorcery)
    • Uma nova habilidade de 1º nível que destaca a capacidade natural do Feiticeiro em lançar magias. Usando uma ação bônus, o Feiticeiro recebe vantagem nas jogadas de ataque com magias e aumenta a Classe de Dificuldade (CD) de suas magias em 1, simulando uma “fúria mágica”.
  2. Conjuração (Spellcasting)
    • Agora é possível substituir um truque ao final de um descanso longo, uma mudança aplicada também a outras classes conjuradoras.
  3. Fonte de Magia (Font of Magic)
    • Disponível a partir do 2º nível, permite ao Feiticeiro alterar a forma como lança suas magias utilizando Metamagia, que também está disponível a partir do 2º nível.
  4. Metamagia (Metamagic)
    • Todas as opções de Metamagia da edição 2014 foram revisadas e algumas do “Tasha’s Cauldron of Everything” foram incorporadas ao livro principal de regras.
  5. Restauração Feiticeira (Sorcerous Restoration)
    • Agora disponível no 5º nível, permite restaurar Pontos de Feitiçaria sem necessidade de um descanso longo. Detalhes específicos sobre a nova mecânica ainda não foram divulgados.
  6. Feitiçaria Encarnada (Sorcery Incarnate)
    • Uma habilidade de 7º nível que permite consumir Pontos de Feitiçaria para reutilizar a Feitiçaria Inata e combinar duas opções de Metamagia ao lançar uma magia.
  7. Apoteose Arcana (Arcane Apotheosis)
    • Disponível apenas no 20º nível, permite ao Feiticeiro usar uma opção de Metamagia sem consumir Pontos de Feitiçaria ao ativar a Feitiçaria Inata.

D&D Edição 2024 - O que mudou na classe de Paladino

As Novas Subclasses de Feiticeiro

Com a edição 2024, o Feiticeiro terá quatro subclasses, assim como todas as outras classes do jogo. Duas delas são novidades trazidas do “Tasha’s Cauldron of Everything”.

  1. Linhagem Dracônica (Draconic Bloodline)
    • Magias Dracônicas: Disponível no 3º nível, oferece uma lista de magias expandidas.
    • Afinidade Elemental (Elemental Affinity): Agora, resistência ao dano não consome Pontos de Feitiçaria.
    • Asas de Dragão (Dragon Wings): Aumenta o deslocamento ao voar.
    • Companheiro Dragão (Dragon Companion): Permite conjurar “Invocar Dragão” sem componentes materiais, uma vez ao dia sem consumir Espaço de Magia e sem precisar de concentração.
  2. Magia Selvagem (Wild Magic)
    • Surto de Magia Selvagem (Wild Magic Surge): A tabela de efeitos foi remodelada para oferecer mais “coisas legais” em vez de elementos “bons ou ruins”.
    • Marés do Caos (Tides of Chaos): Não exige mais consentimento do Mestre para recuperar seu uso antes de um descanso.
    • Surto Controlado (Tamed Surge): Permite ativar a tabela de Surto de Magia Selvagem a qualquer momento e escolher o efeito, com algumas restrições.
  3. Alma Mecânica (Clockwork Soul)
    • Baseada nas criaturas de Mecânus, um plano de extrema ordem. Não sofreu mudanças mecânicas significativas, apenas adaptações às novas mecânicas do Feiticeiro.
  4. Mente Aberrante (Aberrant Mind)
    • Conecta o personagem a criaturas aberrantes como Beholders e Mind Flayers. Também não teve mudanças mecânicas significativas, apenas ajustes às novas regras.

As atualizações no Feiticeiro de Dungeons & Dragons 5ª Edição trazem novas mecânicas que aumentam a flexibilidade e o poder da classe. Com as novas habilidades e subclasses, os jogadores têm mais opções para personalizar e fortalecer seus personagens, garantindo uma experiência de jogo enriquecida e variada.

Acompanhe também nosso FEED no GOOGLE NEWS!

Esse post foi construído em PARCERIA com o BLOG PIXEL CAFÉ!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.