COMO JOGAR DUNGEONS AND DRAGONS: AULA 01 – O BÁSICO!
É hora de definitivamente começarmos a série que vai guiá-lo de maneira rápida até a sua primeira sessão de RPG. Essa é apenas a AULA 1, vamos fazer quantas forem necessárias para que você entenda, domine e comece a jogar o quanto antes D&D com seus amigos.
Para começar a jogar tenha em mente que você vai precisar de DADOS, O LIVRO DO MESTRE, O LIVRO DO JOGADOR e o LIVRO DOS MONSTROS. Você pode adquirir esses livros em grupo ou sozinho. Clique nos nomes dos livros e seja redirecionado até a loja e compre com desconto.
Em nosso site você também tem guias de cada um dos livros especificamente. Ainda temos a versão com o STARTER SET, indicado para quem quer de maneira mais simplificada ainda jogar Dungeons and Dragons Quinta Edição.
LEIA TAMBÉM – OFERTAS: BOARD E CARD GAMES COM MAIS DE 20% DE DESCONTO
Vamos dar início por pontos bem básicos, então se você já tem algum conhecimento ou não precisa dessas noções, tenha paciência e apoie o conteúdo!
Para ficar simples para a maioria das pessoas, vamos comparar o RPG de mesa (Role Playing Game), ou seja, o jogo de interpretação de papéis, com o aclamado game do gênero de RPG nos vídeo games, Elder Scroll: Skyrim. A comparação é apenas para fazermos analogia e simplificar a explicação.
O que é RPG ?
Como já citado o RPG, que em tradução livre pode ser tido como jogo de interpretação de papéis, é um sistema onde você narra uma história ou participa dela como um personagem. Em Dungeon and Dragons especificamente essas histórias acontecem em um mundo de fantasia medieval como em Senhor dos Anéis ou Skyrim para os fãs de video games.
Você cria um personagem com desejos, objetivos e um passado, e assim começa a interagir com o mundo, matar criaturas, subir de nível, fazer amizades, inimizades e aventurar-se em busca de um propósito ou apenas pelo prazer da aventura.
Trazendo Skyrim para Dungeons and Dragons, teríamos um personagem que, em meio a uma guerra civil, foi capturado e condenado à morte. Mas no momento da sua decapitação foi salvo pelo ataque de um Dragão. Será que isso tudo foi mera coincidência ?
O objetivo desse personagem em D&D seria saber se o que aconteceu com ele foi apenas obra do destino ou se os dragões têm alguma ligação maior com tudo que aconteceu. A diferença entre um jogo de videogame e Dungeon and Dragons é que nada é roteirizado.
Em Skyrim tudo tem um caminho pré determinado a ser seguido, já no RPG de mesa não, tudo acontece conforme as suas ações geram reações. E tudo isso acontece na sua cabeça ao invés de um sistema eletrônico.
O que são os livros ?
Os livros em Dungeon and Dragons são nada mais que um manual de regras e diretrizes que devemos seguir para que o jogo aconteça. Você encontra o que cada livro faz especificamente nos três posts a seguir:
LIVRO DO JOGADOR 5E: ONDE COMPRAR E COMO USAR ?
LIVRO DO MESTRE – DUNGEON AND DRAGONS 5E: ONDE COMPRAR E COMO USAR ?
LIVRO DOS MONSTROS DUNGEON AND DRAGONS 5E: ONDE COMPRAR, COMO USAR ?
De novo fazendo uma analogia aos games, aqui para jogar você não tem que comprar o game na STEAM ou em outro serviço de distribuição, você precisa adquirir os livros e a sua imaginação vai dar vida ao mundo e ao que acontece com você, enquanto o mestre descreve com você tudo que está acontecendo baseando os testes e informações nos livros. O quanto um monstro é forte para te ferir ou quando é o valor do desafio que você precisa superar para atravessar um rio a nado, estão definidos em tabelas e estatísticas nos livros.
Mesa e sessão
Uma das partes mais importantes de Dungeon and Dragons é ter uma mesa, que significa um mestre e uma quantidade razoável de jogadores para a história fluir. Cada jogador representa um personagem e geralmente um grupo tem classes específicas que se completam. Enquanto alguns são guerreiros e tomam a linha de frente para que os mais frágeis não sejam feridos, os da retaguardas ajudam com magias, ataques à distância e suporte de combate.
Elementos
Por cima vamos mostrar como funciona a dinâmica de uma mesa de RPG de Dungeon and Dragons. Lembrando que você pode fazer exatamente o que você quiser e for possível dentro de uma ação. Não há scripts ou ações predeterminadas. Como no mundo real toda ação tem uma reação e o seu jogo se baseia em lidar com as situações muitas vezes geradas por você mesmo ou por outros atores do jogo como monstros, vilões e até a natureza.
“Mestre – Vocês finalmente chegaram aonde vocês querem, uma caverna na parte mais baixa da floresta. A noite está fria, o vento balança suavemente a capa de vocês, não se ouve nenhum barulho a não ser os altos galhos das árvores na floresta estalando atrás de vocês. Vindo da boca da caverna, logo a frente de vocês, um cheiro úmido e fétido de suor preenche o ar e entra pelas narinas dos aventureiros. Está escuro!
Pedro (jogando como Guerreiro Nível 1 de nome Bruenor) – Mestre, eu tiro a tocha da minha bolsa e acendo e depois observo dentro da caverna.
Mestre – Muito bem, ao acender sua tocha é nítido, um troll gigante estava adormecido deitado sobre peles, ao seu lado ossos, provavelmente de outros aventureiros estão jogados no chão de maneira desorganizada. Ao ser incomodado pela luz da sua tocha ele acorda e ataca vocês, o combate se inicia.”
E a partir desse ponto o sistema de combate entra em ação. Procure pelo nosso site e leia as regras básicas do turno de combate!
Fique ligado para mais postagens dessa nossa série e visite NOSSO CANAL DO YOUTUBE!
Gosta do site RPG e Board Games então assine o FEED NO GOOGLE NEWS!