Guia de Iniciante: Regras básicas D&D 5E, comece a jogar hoje!
Dungeons & Dragons é amplamente reconhecido como o pioneiro dos jogos de RPG modernos. Com seu sucesso contínuo ao longo dos anos, o jogo passou por várias edições. Seja na 1ª ou 5ª Edição, ter um bom entendimento das regras antes de iniciar uma aventura é sempre fundamental.
Se você está buscando informações sobre as regras de Dungeons & Dragons 5ª Edição, você veio ao lugar certo! Aqui temos o material perfeito para fornecer uma sólida base para você começar sua jornada ainda hoje!
LEIA TAMBÉM – TOP JOGOS DE CARTA | OS MELHORES CARD GAMES DE TODOS OS TEMPOS
ROLAGENS BÁSICAS
A rolagem de dados é uma parte essencial das regras de Dungeons & Dragons 5e, assim como em qualquer outro RPG. Antes de aprender como usar os dados, é necessário tê-los em mãos. Os dados de RPG são conhecidos por não serem convencionais, pois possuem várias faces. Para descomplicar sua vida, deixamos pronto um kit com todos os dados que você precisa para começar a jogar Dungeon and Dragons Quinta edição, CLIQUE AQUI e vá direto para a loja!
Para começar sua jornada, você precisa entender a dinâmica de duas rolagens básicas:
ATAQUES
D20 (dado de vinte faces) + modificador de atributo + proficiência com arma ou magia + modificadores situacionais. Todos esses elementos são descritos na sua ficha de personagem.
Se o total for igual ou maior do que a Classe de Armadura (CA) do seu inimigo, o ataque acerta.
TESTES GENÉRICOS
D20 + modificador de atributo + modificadores de circunstâncias.
Esses testes são usados em uma variedade de situações e exigem bom senso. Por exemplo, ao tentar abrir uma porta trancada, você usaria o modificador de atributo “força”. Se o seu personagem estiver ferido, o mestre pode impor uma desvantagem.
MECÂNICAS BÁSICAS
As mecânicas básicas de todos os RPGs envolvem criar e interpretar um personagem, permitindo que ele evolua ao longo do jogo. Essa mecânica é a extensão dos jogadores com suas diferentes habilidades.
As regras de Dungeons & Dragons 5e incluem as seguintes mecânicas básicas:
VANTAGEM E DESVANTAGEM
Para calcular a vantagem, você deve rolar 2d20 (dois dados de vinte faces) e ficar com o resultado mais alto. Já a desvantagem é o resultado mais baixo.
Por exemplo, se você está tentando intimidar um inimigo enquanto está amarrado, seu teste seria com desvantagem, pois seu adversário tem vantagem sobre você. Outro exemplo seria procurar por uma trilha em uma mata fechada com a ajuda de um companheiro. Como você está recebendo assistência, ambos fazem o teste com vantagem.
INSPIRAÇÃO
A inspiração ocorre quando o jogador interpreta seu personagem de acordo com seus ideais, vínculos, habilidades, etc. Quando isso é feito corretamente, o mestre pode conceder pontos de inspiração ao jogador, o que garante vantagem em uma única rolagem, sem ser cumulativo.
Também é permitido que os jogadores doem sua inspiração uns aos outros, se o mestre assim permitir.
TESTES PASSIVOS
De acordo com as regras do jogo Dungeons & Dragons 5ª Edição (D&D 5e), os testes passivos são uma forma especial de avaliação em que não há necessidade de lançar dados. Eles são usados para representar o resultado médio de uma tarefa contínua, como a busca por portas secretas ou a detecção de detalhes sutis.
A fórmula utilizada é 10 + modificadores + vantagem (+5) ou desvantagem (-5).
É comum que personagens com maior percepção compreendam os eventos de uma cena antes de seus companheiros. Por exemplo, suponha que o Ranger do grupo tenha uma percepção de 17, vamos ilustrar a cena.
Mestre:
Os personagens estão em uma mata escura quando o Ranger avista dois olhos vermelhos nos arbustos a 25 metros de distância. Realizem um teste de percepção.
Nesse caso, todos os personagens, incluindo o Ranger, fazem o teste. Digamos que a dificuldade seja 16. Aqueles que passarem no teste conseguirão observar os dois olhos. Aqueles que obtiverem 18 ou mais identificarão o dono dos olhos. Se o Ranger obtiver um resultado inferior à sua percepção passiva (17), ele continuará observando apenas os dois olhos vermelhos nos arbustos, sem perceber a presença do dono.
DISPUTAS
Em disputas, ambos os jogadores realizam seus testes. Os resultados são comparados aos do(s) oponentes, e aquele que obtiver a maior pontuação é o vencedor.
Em caso de empate, nenhum dos lados alcança a vitória. Por exemplo, se dois lados estão tentando capturar um animal místico, nenhum deles obterá sucesso se empatarem nos testes.
É importante destacar que, se os jogadores estiverem cooperando para capturar o animal, aquele que iniciou a ação realizará o teste com vantagem.
AÇÕES LIVRES
Existem também ações livres e reações em D&D 5e. As ações livres, como sacar uma arma ou pegar uma poção da mochila, não consomem uma ação do personagem.
REAÇÕES
Quanto às reações, é permitido apenas uma por rodada. Para ter outra reação, é necessário aguardar o início do próximo turno.
Essas são algumas das principais regras de D&D 5e. Como o assunto é extenso, recomendamos que você acesse nosso canal do Youtube, onde temos muito mais explicações sobre vários detalhes e como funciona a dinâmica de uma partida de RPG.
Gosta do nosso SITE ? Então nos ajude SE INSCREVENDO NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!
Acompanhe também nosso FEED no GOOGLE NEWS!