Vampiro a Máscara – Os Jogos
Conforme falei na minha primeira postagem sobre a origem do jogo de RPG Vampiro a Máscara, o sistema existe desde a década de 90 e foi um sucesso de público, trazendo uma nova forma de jogar RPG. Com isso vieram outros produtos licenciados e baseados no RPG, que vou comentar um pouco mais a seguir.
“Vampiro a Máscara – Bloodlines” PC
Lançado em 2004, o jogo é uma ótima adaptação do RPG de mesa, inclusive nas regras de criação de personagem, ambientação e a liberdade que o jogador tem de fazer as missões e andar pelo cenário. Alias, tem na steam para quem quiser.
O jogo se passa em uma versão mais dark de Los Angeles, onde os vampiros dominam a noite. Os clãs de vampiros brigam constantemente por território, tem caçadores de vampiros e outras criaturas da noite como inimigos ou aliados. Os gráficos são datados no estilo 3D da época do seu lançamento, mas isso não é um problema. Tem algumas cenas fortes de sexo ou violência, por isso sua classificação é indicada para maiores de 18 anos.
“Vampiro a Máscara – Redemption” PC
Uma mistura de Diablo com Baldurs Gate, Redemption acompanha a não vida de Christof Romuald, um cruzado francês do século 12 em sua jornada ao longo de vários séculos. O jogo varia a perspectiva de visão de primeira a terceira pessoa e além do Christof você controla mais três aliados.
“Vampiro a Máscara – Bloodhunt” PC e PS5
Bloodhunt é um battle royale gratuito, no mesmo estilo de Fortnite, ou seja, um mapa enorme que vai reduzindo conforme vai passando o tempo, armas, equipamentos e itens espalhados pelo mapa e vence quem sobreviver por último. Fora isso, o jogo traz elementos do RPG tradicional quando apresenta as classes (arquétipos), na árvore de habilidades e durante a partida através do sistema de bônus.
“Vampiro a Máscara – Coteries of NY” PC
Lançado pelo Steam em 2019, somente para computadores, o jogo é uma aventura, com muito diálogo e exploração de possibilidades, sem muita ação. Basicamente você vai participar de diálogos que vão definir o rumo da história e o seu final. Como jogo narrativo não tem muita exploração de cenário, porém é muito fiel ao jogo original.
“Vampiro a Máscara – Bloodlines II” PC, PS4, PS5 e XBOX
Continuação direta do jogo de 2004, Bloodlines II foi anunciado em 2019, prometeram para 2021, porém até a data desta publicação nada acontece feijoada. A história segue praticamente a mesma, você acorda vampiro e tem que aprender a usar seus poderes, se envolve em várias tretas e segue sobrevivendo neste mundo cheio de vampiros, caçadores, clãs inimigos e um monte de gente que quer te matar, tudo isso com gráficos atualizados para os consoles atuais.
E se você quiser jogar o RPGzinho básico e simples, faça como nós e tenha em mãos o Livro do Vampiro: A Máscara. Segue o link de onde a nossa equipe compra todos seus volumes. CLIQUE AQUI e compre a sua versão na maior loja de livros e board games do mundo. Entrega rápida, segura e em casa.
O sistema Vampiro inspirou jogos de cartas e de tabuleiro, mas esses eu vou deixar para comentar outro dia, aliás se vocês gostam de jogos de tabuleiro, temos uma sessão inteira aqui no site.
“Sai desse joguinho agora e vai arrumar seu quarto. Minha mãe”