O que é RPG de mesa? Como jogar? Como começar uma mesa? Como mestrar? Dungeon and Dragons (5E) quinta edição

Se você chegou até aqui, é por que deve estar nesse momento com muita vontade de iniciar uma mesa de RPG, ou já tem a mesa montada, e precisa se aprofundar mais para garantir uma boa jogatina e não sabe como dar o primeiro passo. Fique tranquilo, no fim desse post você já vai saber tudo o que é necessário para começar sua aventura no RPG de mesa mais famoso de todos os tempos.  

Para começar, o RPG de mesa, especificamente Dungeon and Dragons (5E) quinta edição, tem a fama de ser muito complexo, mas isso é balela. Ele é sim cheio de regras com livros e livros para que você se aprofunde mais e mais e torne suas histórias cada vez mais detalhistas, porém isso não é determinante para que a sessão seja boa e divertida. E só fica ainda melhor com o ESSENCIAL KIT, um conjunto de livros e regras voltada para que iniciantes tenham suas primeiras experiências antes de entrar de cabeça nesse incrível mundo. Já damos mais detalhes sobre os kits de iniciantes mais pra frente nesse post.  MAS CLIQUE AQUI para acessá-lo e dar uma olhada melhor! 

COMO FUNCIONA O RPG DE MESA DUNGEONS AND DRAGONS 5E ?

Primeiro de tudo, o RPG de mesa de um modo geral, seja ele D & D ou outra mecânica qualquer, é basicamente um Board Game Open World. Ao invés de interagir com um livro de regras e receber respostas pré estabelecidas, ou mecânicas similares o tempo todo, o RPG de mesa te dá liberdade de fazer absolutamente o que você quiser. 

E como isso acontece ? Uma mesa é formada pelos jogadores, que serão os personagens da história, e o mestre que é quem cria a história ou improvisa quando as coisas saem do controle. O mestre narra tudo que está acontecendo e os personagens interagem com essa narração de maneira livre, e aí o mestre recorre às regras do jogo para descrever o que acontece na sequência, vamos à um exemplo:

Mestre – Vocês finalmente chegaram aonde vocês querem, uma caverna na parte mais baixa da floresta. A noite está fria, o vento balança suavemente a capa de vocês, não se ouve nenhum barulho a não ser os altos galhos das árvores na floresta estalando atrás de vocês. Vindo da boca da caverna, logo a frente de vocês, um cheiro úmido e fétido de suor preenche o ar e entra pelas narinas dos aventureiros. Está escuro!

Pedro (jogando como Guerreiro Nível 1 de nome Bruenor) – Mestre, eu tiro a tocha da minha bolsa e acendo e depois observo dentro da caverna.

Mestre – Muito bem, ao acender sua tocha é nítido, um troll gigante estava adormecido deitado sobre peles, ao seu lado ossos, provavelmente de outros aventureiros estão jogados no chão de maneira desorganizada. Ao ser incomodado pela luz da sua tocha ele acorda e ataca vocês, o combate se inicia.”

E a partir desse ponto o sistema de combate entra em ação. Procure pelo nosso site e leia as regras básicas do turno de combate! 

Observe a mecânica, o mestre narra uma cena os jogadores interagem e o mestre responde com o que aconteceu na sequência. Porém as consequências e as atitudes são sempre imprevisíveis. Pedro poderia correr do monstro apenas dizendo “eu fujo” e então, usando as regras do jogo e rolando os dados de probabilidades necessários o mestre e seu monstro tentariam persegui-lo, ou não. 

Pedro poderia tentar entrar furtivamente na caverna, ele rolaria um dado e compararia o valor do seu dado de furtividade com a percepção passiva do troll. Se Pedro fosse da raça dos anões, ele enxergaria no escuro e não precisaria da tocha. Mas enfim o que quis mostrar aqui é que a magia do RPG está na liberdade e na imprevisibilidade dos dados. 

O mestre prepara uma história, narra, os jogadores interagem, o mestre e os jogadores rolam os dados e conforme a regra o mestre descreve as consequências das tentativas. Simples não é ?!

 

LEIA TAMBÉM – Kit Essencial e outros lançamentos de Dungeons & Dragons em pré-venda no Brasil com entrega antes do Natal

 

O QUE EU PRECISO COMPRAR PARA COMEÇAR A JOGAR ?

A coleção de livros do mundo de D&D 5E, é gigantesca, quanto mais livros mais o universo é expandido, e mais incrível e mais detalhadas ficam as histórias. Mas não se preocupe com isso no começo, se preocupe em aprender o básico e gastar com o básico. O desejável para uma mesa iniciante é que se jogue com até 5 jogadores (4 é o número ideal) e o mestre. Para o mestre preparar as aventuras ele precisa do LIVRO DOS MONSTROS e do LIVRO DOS MESTRES. Os jogadores precisam do LIVRO DOS JOGADORES. Clique no nomes dos respectivos livros e acesse a versão já em português. 

O ideal é que a mesa toda divida os custos dos livros para a primeira compra e que ao longo do tempo cada jogador tenha a sua versão do LIVRO DO JOGADOR, assim a mesa fica mais dinâmica. 

O mestre precisará ainda do ESCUDO DO MESTRE. Clique no nome e acesse o link. 

Vocês também vão precisar de um kit de dados. CLIQUE AQUI E VEJA UM KIT PRONTINHO PARA SUA SESSÃO.

E para fechar um MAPA DE BATALHA e MINIATURAS. Clique nos nomes e entre no link, deixamos tudo separadinho já pra facilitar para você. 

 

MAS E AS REGRAS, COMO APRENDER ? 

É agora que falamos do KIT ESSENCIAL. 

Esse kit especialmente preparado para iniciantes vem com tudo que os jogadores e mestre precisam para uma primeira aventura. Dados, fichas, um escudo do mestre e uma história que vai ensinar o mestre e os jogadores a como se joga o básico de D&D 5E. 

Recomendamos que você comece pelo KIT ESSENCIAL que é basicamente um tutorial e quando essa primeira história acabar, tenho certeza que você vai querer expandir sua coleção de livros com os citados acima. 

Esse post te ajudou ? Compartilhe com o resto da sua mesa e use os links para que todo mundo tenha a vida facilitada e ninguém se frustre na hora de começar a  mesa. O mais importante é, ninguém sabe tudo nem o mestre, bateu aquela dúvida corra para o livro, e se mesmo assim ainda não encontrar respostas coloque regras próprias da sua mesa e bom começo de aventura.  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.