Vampiro a Máscara – Guia da Ficha de Personagem – Parte II Atributos
Na segunda parte vamos falar um pouco sobre os ATRIBUTOS e sobre a distribuição de pontos na ficha, Os pontos na ficha são iguais a dados que você terá a disposição para jogar, ou seja, quanto mais pontos, mais dados e quanto mais dados, maiores as chances de alcançar seus objetivos. A maioria dos testes em vampiro, você sempre usará um valor do seu atributo e soma a uma habilidade, por exemplo: Você quer abrir uma porta usando um clips, você testa destreza (atributo) + ladroagem (habilidade) contra a dificuldade definida pelo narrador. Porém se quiser abrir a mesma porta dando um chute, você testaria força (atributo) + briga (habilidade).
Temos 3 categorias de atributos que representam o potencial básico de cada pessoa no mundo, são eles: Físicos (Força, Destreza, Vigor), Sociais (Carisma, Manipulação, Autocontrole) e Mentais (Inteligência, Raciocínio e determinação).
Na minha humilde opinião, acredito que no momento em que você está criando seu personagem, você deve imprimir no preenchimento da ficha as características que seu personagem possui. Por exemplo, quando vivo era o cara do TI tímido, no momento de criar a ficha, você distribui mais pontos nos atributos mentais que em sociais.
Em um resumo rápido de cada atributo FÍSICO. FORÇA é o quão forte você é, quantos quilos consegue carregar. DESTREZA abrange velocidade, agilidade e a rapidez geral do personagem. VIGOR é sua saúde física ou o quanto de porrada você aguenta, tipo resistência e o poder de recuperação.
LEIA TAMBÉM – CONFIRA OS BOARD E CARD GAMES MAIS POPULARES DE 2022!
Já em atributos SOCIAIS, CARISMA é a habilidade de um personagem em atrair e agradar os outros através de sua personalidade. MANIPULAÇÃO é fazer com que os outros façam o que você quer, ou seja, manipulá-las. AUTOCONTROLE, é quando seu tio posta uma fakenews e você não desmente no grupo do whatsapp, porque sabe que pode gerar uma briga enorme. Ou seja, permite manter a calma, para comandar suas emoções, manter-se calmo com tudo, desde tiroteios até grupos do whatsapp da família.
Nos atributos MENTAIS, INTELIGÊNCIA se refere à compreensão do personagem sobre os fatos e conhecimentos, além de ajudar em argumentações, resolver problemas e avaliar as situações. O RACIOCÍNIO mede a habilidade de um personagem de pensar rapidamente e reagir com velocidade a certas situações. E por último temos a DETERMINAÇÃO, dita o quão disposto você está para executar alguma coisa, o tanto que você está determinado a executar aquela ação.
Na distribuição de pontos em ATRIBUTOS, você escolhe:
um Atributo com valor 4;
três Atributos com 3;
quatro Atributos com 2;
um Atributo com 1.
VITALIDADE é sua saúde, e você perde sua “vida” conforme sofre dano de ataques, armas e etc. Embora os vampiros sejam imortais e não morram de causas naturais, uma quantidade de ferimentos grande o bastante pode incapacitá-los, levá-los a longos períodos de dormência, ou até matá-los de vez.
Vitalidade = Vigor + 3
A FORÇA DE VONTADE mede a confiança, a estabilidade mental e a competência de um personagem em superar probabilidades desfavoráveis.
Força de Vontade = Autocontrole+Determinação.
Tenha sempre o Livro do Vampiro: A Máscara para criar seu personagem, lá ele descreve em detalhes outras informações que não estão neste guia. Segue o link de onde a nossa equipe compra todos seus volumes. CLIQUE AQUI e compre a sua versão na maior loja de livros e board games do mundo. Entrega rápida, segura e em casa.
“Se as pessoas soubessem o quão duramente eu trabalhei para obter a minha habilidade, ela não pareceria tão maravilhosa depois de tudo. Michelangelo”
Gosta do nosso SITE ? Então nos ajude SE INSCREVENDO NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE!
Acompanhe também nosso FEED no GOOGLE NEWS!