Call of Cthulhu – Guia do Iniciante: o básico para começar a jogar

Esteja avisado: enfrentar as desventuras de Call of Cthulhu é necessário entender que você será sempre um sobrevivente. Pois o nosso tchutchuco não vive apenas na sede de sangue (apesar de quando ele quer, toma de canudinho, usando seu crânio como caneco), mas também pelo interesse de deixar os jogadores maluquinhos.

Mas nós aqui do RPG & Board Games iniciaremos uma série chamada “Guia do Iniciante“, divididas em partes, sendo esta a nossa primeira! Aproveite essa série que iremos frequentemente postar, com dicas, recomendações e informações para você ter uma experiência única (e bem atormentada, na maioria das vezes). Assim, aproveite para adquirir o livro mais importante do universo de CoC: “O Chamado de Cthulhu”. CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O SEU!

LEIA TAMBÉM  – O que são os Mitos de Cthulhu (Mythos of Cthulhu)?

O que é ROLEPLAY?

Obviamente muitos aqui já sabem o que é isso ou assumem um entendimento que já basta. Porém, muitas frustrações de iniciantes, principalmente no universo do cara de polvo, é justamente não entender que jogos de RPG são histórias colaborativas improvisadas por quem está jogando.

As regras que existem são os livros, manuais, compêndios e até e-books que baseamos essas situações ocorridas nessas histórias improvisadas, onde o sucesso e o fracasso fazem a diferença. Através do diálogo e da descrição dos detalhes imaginados, os participantes exploram mundos e seres que podem habitar, com cultura, costumes, políticas, conflitos e outros aspectos que nos identificamos.

Basicamente é criar histórias juntos, onde todos são guiados por regras, para garantir equilíbrio justo e algum certo grau de ordem e consistência.

LEIA TAMBÉM  – D&D 5ª EDIÇÃO: CONHEÇA AS AVENTURAS OFICIAIS! ATUALIZADO 2023

Agora que você sabe o que é basicamente RP do RPG, vamos para a parte do “Game”. Sendo bem direto quanto olhar no espaço infinito da escuridão de todos os sentidos humanos, em Call of Cthulhu, todos os jogadores (players) são chamados de Investigadores e são descritos conformes suas habilidades descrita nas regras: números e termos que indicam quão fortes, inteligentes, carismáticos ou rápidos eles são e quão habilidosos são no que fazem.

Mas, um dos jogadores deverá ser o Game Master, também conhecido como o Mestre. Aqui que muitos iniciantes para essa função acabam frustrando a própria vontade de jogar. Quem assumir este papel deverá estar ciente de ser uma combinação de árbitro e diretor, interpretando o cenário e as criaturas e pessoas que o habitam e representando-o para os jogadores.

Assim, os Investigadores agem nessa interpretação do Mestre, no qual vai adaptando essa história improvisada com os resultados das ações dos jogadores, sendo sucessos e fracassos. Essa colaboração que torna tão intensa as seções de RPG.

A principal ferramenta para a decisão de sucessos e falhas que todo jogador de RPG de Mesa precisa são dados. Durante essa colaboração narrativa, haverá uma chance de uma ação que os personagens ou o mestre tentarem falhar. Assim, jogar os dados para determinar se a sorte sorrirá para você e esconderá os horrores de Cthulhu ou se enlouquecerá com suas falhas! Aproveite que está fácil de adquirir um set para começar, CLIQUE AQUI PARA COMPRAR! 

A ironia raramente está ausente, mesmo no maior dos horrores.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.