Vampiro a Máscara – Guia do Iniciante: O que é Vampiro a Máscara?

Na primeira postagem falei um pouco sobre a história do jogo Vampiro a Máscara, mas não falei sobre o que é o jogo Vampiro a Máscara e qual foi a mudança que ele trouxe para o universo dos jogos de interpretação de papéis ou melhor  RPG.

Antes de Vampiro a Máscara, os RPGs eram baseados em fantasia medieval e focados em combates, números e dados…sim estou falando de D&D, nada contra, tenho até amigos que jogam.

Vampiro trouxe ao mundo o sistema “Storyteller”, que foi o grande diferencial na época, onde os jogos eram mais focados na narração, dilemas e relações pessoais, não em atos heroicos. Aliás, muito pelo contrário, porque em Vampiro com a temática centrada no terror, transformavam os jogadores em monstros assassinos sugadores de sangue.

Muito inspirado nos livros de vampiros de sua época como “Anne Rice” ou até mesmo “Bram Stoker”, bem como vários filmes como “Lost Boys”, “The Hunger” e outros, Vampiro a Máscara fez tanto sucesso que acabou virando fonte de inspiração para filmes e séries que vieram depois dele, apesar que na verdade desconfio que foi eu que começou a comparar os vampiros do jogo com o que apareciam nas telas.

Vampiro: a Máscara é um sistema de RPG de horror pessoal baseado em política, manipulações e interpretação, muito mais do que em combates e heroísmo. Bons jogadores de Vampiro tem que ter em mente que apesar da imortalidade que vem junto quando se torna um vampiro, vem também, a sede/fome infinita por sangue, a maldição de ver seus entes queridos morrerem de velhice ou doenças, e que será visto como um monstro para sempre.

LEIA TAMBÉM  – CALL OF CTHULHU – GUIA DO INICIANTE : QUEM SÃO OS INVESTIGADORES ?

Quando você cria um personagem em “Vampiro: a Máscara”, você passa a ser um membro de uma sociedade elaborada, com códigos complicados de comportamento, costumes e regras e protocolos hierárquicos muito rígidos. Que entra na parte política do jogo, se tu gosta de “Game of Thrones”, esse é o jogo para você.

E por último e não menos importante, a “Máscara”, no título da série, pode ter dois significados: o primeiro se refere a tentativa de esconder da sociedade humana que existe toda uma comunidade vampírica e a outra se refere de forma íntima a frustrante tentativa do jogador e personagem de esconder que é um monstro frio e bestial guiado por sua natureza vampírica e por isso usa sua frágil máscara.

Adquire e compre Vampiro a Máscara e entre para este universo maravilhoso e torne-se um imortal sanguinário neste cenário incrível que vamos falar muito mais aqui no blog.

“Quando um louco parece completamente lúcido é o momento de colocar-lhe a camisa de força.” Edgar Allan Poe

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.