Vampiro a Máscara – Guia do Iniciante: O tempo

Nós, enquanto humanos, somos afetados diretamente pelo tempo, e com a passagem deste tempo nós conseguimos mensurar por números como hora, minuto e segundos ou podemos observá-lo acontecer quando entendemos o conceito de três dimensões lineares que é o passado, presente e futuro. E o tempo também se torna relativo conforme o observador, visto que a percepção da existência do tempo é única e exclusiva. O tempo voa para pessoas que estão se divertindo e ele rasteja quando precisamos ir ao banheiro e estamos a poucos metros de casa.

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Mas longe desses conceitos filosóficos, o tempo no mundo das trevas ou melhor para o Vampiro a Máscara é importante instrumento narrativo e de jogabilidade. E ele acontece ao mesmo tempo que o mundo normal, no sentido que o minuto aqui é o minuto lá, porém uma sessão de jogo pode durar quatro horas do tempo real e cobrir uma década do tempo de jogo ou uma jogada de tiroteio pode demorar 30 minutos narrativos e apenas 2 minutos no jogo.

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Vampiro usa cinco unidades básicas para descrever o tempo de jogo, que são: 

  • Turno: a quantidade de tempo necessária para tomar uma ação razoavelmente simples, o tempo em um turno é abstrato; eles duram enquanto a ação durar. Os turnos geralmente ficam mais curtos durante cenas de ação e mais longos em cenas sociais.
  • Cena: geralmente, uma série compacta de ações e interações que ocorrem em uma única localização ou entre um único conjunto de personagens. Uma cena contém tantos turnos quanto o ritmo requer.
  • Sessão: uma sessão de jogo, às vezes chamada de capítulo. Em vampiro marca a regularidade e equilíbrio para alguns efeitos de regras. Também tem a vantagem de ser inequívoco; fica sempre muito claro quando você parou de jogar nessa noite.
  • História: um conto inteiro, completo com a introdução, ação crescente e clímax. Algumas histórias podem levar várias sessões para se completarem; outras podem ser finalizadas em uma sessão. Algumas histórias curtas são efetivamente vinhetas que são nada mais do que uma única cena, famoso one-shot.
  • Crônica: uma série de histórias conectadas pelos próprios personagens e sua narrativa em progresso. Algumas crônicas possuem um tema unificador e um tom em comum ou trama abrangente; tipo as Crônicas de Gelo e Fogo em Game Of Thrones.

Utilize o tempo a favor da história, movimente ele conforme a necessidade e promova uma ótima experiência para seus jogadores.

Quanto tempo tenho pra matar essa saudade? Meu bem, o ciúme é pura vaidade; Se tu foge, o tempo logo traz ansiedade; Respirar o amor, aspirando liberdade; Daniela Mercury.

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